fbpx
O seu destino confiável para monetizar boas ações

A bronquite pode deixar seu bebê sem respirar

A tosse do bebê pode ser desde uma gripe simples como o de uma bronquite preocupante. Ambas possuem praticamente os mesmos sintomas, sendo uma mais grave do que a outra. A bronquite também pode ser duradoura e acompanhar a criança pelo resto de sua vida.

Os bebês possuem problemas de respiração, sendo algo bastante comum. Afinal, seus organismos ainda estão se formando e se fortalecendo. Além disso, uma substância estranha com que se tem contato, seja por brincadeira, por exposição ao clima ou a temperaturas podem provocar tosse.

É tudo muito novo para o bebê, então ele irá reagir a absolutamente tudo. Até mesmo a poluição do ar pode causar uma tosse chata, mas passageira. No entanto, a poluição também pode favorecer o aparecimento de doenças respiratórias.

O que é a bronquite?

Apesar de preocupante, a bronquite não é um problema grave. Entretanto, é importante levar ao pediatra para tratar o problema o mais rápido possível assim que for notada.

Um pulmão saudável recebe normalmente o ar por meio dos brônquios, que estão conectados à traqueia.

Por sua vez, chamamos de bronquite quando esse processo sofre uma interrupção devido a inflamação dos canais respiratórios. Essa inflamação gera o acúmulo de muco, o que provoca a tosse.

A bronquite costuma ser causada por um vírus ou bactéria. Contudo, em alguns casos a inflamação por bactéria pode surgir após o ataque por vírus.

Por exemplo, quando uma pessoa fica gripada, logo em seguida a bronquite é atacada. Assim, mesmo que tenha se curado da gripe, ainda terá que lidar com o outro problema.

Além disso, se tem algum fumante em sua casa, fique esperta! A fumaça do cigarro, assim como a poluição e casas com muita poeira também podem provocar a bronquite.

Crianças são mais sucessíveis a ter bronquite do que um adulto. Então, é necessário consultar sempre um pediatra especialista que irá indicar o melhor tratamento.

Quais são os sintomas da bronquite?

Existem diversos sintomas da bronquite que podem ser confundidos com uma gripe, como pode ver abaixo:

Falta de ar

Devido ao fato do trânsito do oxigênio ser interrompido por conta da inflamação, um dos principais sintomas é a dificuldade para respirar.

Os brônquios são os canais responsáveis por levar o ar até o pulmão. No entanto, isso não acontece quando a bronquite ataca.

Chiado no peito

Quando a bronquite ataca, é bastante comum a criança ficar com um chiado no peito. Isso pode ser ouvido toda vez que for respirar. Esses chiados também pode ter um som semelhante a assobios.

As vias respiratórias acabam ficando mais inflexíveis por conta da inflamação. Assim, na hora de respirar é feita uma contração na musculatura, provocando o chiado.

Produção de mucosa e tosse

Os brônquios acabam ficando inchados e contraídos, produzindo assim uma maior quantidade de muco. Por sua vez, o muco é produzido para fazer a limpeza de uma região do organismo.

Contudo, a inflamação da região faz com que junte mais muco e impede a respiração. Como consequência vem a tosse e a secreção.

Essa secreção tem uma cor amarelada ou esverdeada, além de ser mais espessa.

Febre e coriza

Outros dois sintomas da bronquite bastante confundindo com a gripe são a febre e a coriza.

Geralmente, a bronquite se inicia após uma gripe. Isso faz com que os sintomas até mesmo se misturem, embora as causas sejam diferentes.

Pode acontecer da criança ter febre em meio a uma crise brônquica. Além disso, o nariz fica bastante cheio.

Em geral, bronquites são iniciadas por meio de gripes que levam à inflamação dos brônquios. Por isso, muitos pais confundem o problema com resfriados e outras infecções, afinal, os sintomas são parecidos (corizas, tosses, febre). No entanto, o vírus ou a bactéria presente leva ao desenvolvimento da bronquite e, assim, os cuidados passam a ser diferentes.

Quais são as formas de tratar a bronquite?

Antes de tudo,é importante consultar um pediatra. Só ele, após um diagnóstico, irá indicar o melhor tratamento. No entanto, o tratamento geralmente é feito com remédios antibióticos e inalação.

Também é muito importante que a criança beba ainda mais água para se reidratar. Isso porque a água irá aumentar a produção de muco, o que limpa a região do organismo. A limpeza faz com que os brônquios voltem a funcionar normalmente.

Evitar tosses com catarro não é o indicado. Elas indicam que o muco está sendo produzido e expelido. Sendo assim, muitas vezes a criança se recupera sem a necessidade de remédios.

Repousar durante 10 a 15 dias é imprescindível, pois o esforço físico exige uma respiração mais rápida intensa. Essa respiração é justamente o que os brônquios não estão fazendo no momento.

Outra coisa que vai acelerar a recuperação do seu pequeno é a utilização de inaladores e nebulizadores. Ambos são responsáveis por diminuir a compressão das vidas respiratórias. Além disso, irá agilizar a produção de muco.

No entanto, seja qual for o tratamento recomendado, antes de fazer qualquer um deles, consulte um médico!

You might also like