fbpx
O seu destino confiável para monetizar boas ações

A cólica do bebê pode ser algo mais sério

Uma coisa bastante comum em bebês é a temida cólica. Se o bebê estiver chorando muito ou parecendo desconfortável, esse pode ser o motivo. Mas e quando a cólica for um problema maior?

A cólica costuma aparecer a partir da segunda semana de vida. Normalmente desaparece sozinha após o terceiro ou quarto mês de vida.

Em geral, o desconforto aparece durante a noite ou bem no final da tarde. Por causa dela o bebê chora bastante, fica irritado, agitado e dorme mal. Por consequência, os pais acabam por ter uma noite de sono ruim também, devido a preocupação.

No entanto, pais de primeira viagem ainda não sabem diferenciar o choro do beb~e. Isso porque bebês choram por frio, sono, calor, fome, por causa da fralda ou por querer colo.

Com tantas possibilidades, o choro da cólica pode ser difícil de identificar. Uma vez identificado, como tratar a cólica?

Como identificar a cólica em bebês?

Sendo bastante a cólica infantil é uma síndrome comportamental associada à irritabilidade e ao choro. Assim, quando o bebê fica desconfortável, chora a ponto de ficar com o rosto vermelho e as perninhas bem encolhidas.

Logo, a cólica se manifesta com um ataque de choro bem alto, estridente, agudo e crescente. O bebê todo se estica, fica vermelho, vira a cabeça para um lado e para outro. Além disso, também se encolhe.

Esses movimentos ajudam a eliminar os gases durante o choro, trazendo assim um alívio imediato.

O que causa a cólica em bebês?

A causa da cólica em bebês ainda é um tópico delicado dentro da medicina. Não existe um consenso a respeito dos motivos pelos quais ela aparece, apenas hipóteses.

Segundo um editorial da Sociedade Brasileira de Pediatria, as causas podem ser:

  • Imaturidade fisiológica

Durante o primeiro ano de vida, o bebê ainda está em desenvolvimento. Devido a isso, pode ser que a cólica faça parte de seu processo de maturação fisiológica.

  • Excesso de gases

Outro motivo pelo qual a cólica pode aparecer é por conta de gases. Esses gases são atribuídos a uma má absorção fisiológica da lactose. Assim, pode ser um indício de intolerância ou alergia,

  • Hormônios intestinais

Existe um hormônio intestinal chamado motilina. Quando se fala de crianças, nos primeiros meses de vida esse hormônio é fabricado em excesso, causando assim a cólica.

  • Desajuste no relacionamento

A cólica também pode vir por um fator externo. Ao ficar irritado com alguma coisa, provavelmente com a comunicação com os pais, o bebê faz movimentos ao chorar. Esses movimentos causam desconforto físico, gerando cólica.

Além desses fatores, existem outros que podem ser o motivo da aparição de cólicas. Eles são: refluxo gastroesofágico, alergia ao leite de vaca e a disfunção da flora intestinal do bebê.

O que fazer para aliviar?

Os episódios de cólica podem acontecer mesmo sem um grande motivo, portanto não se culpe por conta disso. Também desaparecem naturalmente dentro de alguns meses.

Ninguém gosta de sentir dor, nem mesmo os pequenos. Dessa forma, o indicado é consultar um pediatra, mas, existem coisas que você, mamãe, pode fazer para aliviar e ajudar o seu pequeno.

  1. Manter o bebê em um ambiente tranquilo e relaxado;
  2. Posicionar o bebê de bruços e colocar a mão na barriga da criança, fazendo uma leve compressão apa cima, como se fosse um rolo;
  3. Movimentar as pernas do bebê, como se estivesse em uma bicicleta, para ajudar na eliminação dos gases;
  4. Fazer massagem na barriguinha do bebê no sentido horário;
  5. Colocar compressas mornas na barriga para aliviar a dor e relaxar o bebê.

Seja qual for o motivo da cólica, natural ou indicativo de alguma doença, consulte sempre um pediatra! 

You might also like