O seu destino confiável para monetizar boas ações

Fazer o bebê arrotar pode causar asfixia!

Arrotar é algo muito importante para a saúde dos bebês. No entanto, antes é preciso criar todo um ambiente para que ele fique confortável.

O leite que o bebê recebe deve ser preparado exclusivamente para o bebê, suprindo suas necessidades nutricionais. Mesmo se for com leite materno ou com fórmulas.

Na hora do arroto, garanta um ambiente calmo e tranquilo, colocando o bebê na posição correta. Essa posição é a que o bebê fica quase sentado de frente para a mãe, chamada de posição de cavaleiro. Até mesmo a posição na qual ele é alimentado interfere na quantidade de ar que ele engole.

Essa quantidade de ar pode causar o refluxo por empurrar o leite para fora. Uma forma de contornar isso é utilizando mamadeiras com bicos mais anatômicos.

O aparelho digestivo do bebê é pequeno, de modo que não comporta uma grande quantidade de leite. Por volta da primeira semana de vida, o estômago de um bebê comporta de 45 a 60 ml, sendo do tamanho de uma ameixa.

É preciso sempre arrotar após uma mamada?

Fazer o bebê arrotar depois de cada mamada é importante. Quando o ar fica dentro do estômago, ele ocupa um lugar que poderia caber mais leite. Assim, dá ao bebê a sensação de saciedade.

Contudo, essa sensação dura apenas algumas horas, ou até minutos. É por isso que os bebês mamam com muita frequência e sentem bastante fome.

Por sua vez, quando não colocamos o bebê para arrotar, ele pode sentir cólicas. O ar dentro do aparelho digestivo causa uma distensão no estômago, sendo muito dolorido para o bebê.

Entretanto, se o bebê não engolir ar ou engolir uma pequena quantidade, ele não irá precisar arrotar. Então, antes de ficar preocupada, mamãe, preste atenção durante a mamada para ver se engoliu ou não o ar.

Um bom parâmetro de observação é ver se o bebê tem ganhado peso. Por isso, consulte sempre o pediatra. Além disso, é questão de tempo até a mãe conhecer o ritmo do bebê na sucção do bico da mamadeira ou do peito.

E se o bebê não arrotar?

Supondo que o bebê engoliu ar durante a mamada e não arrotou, significa que o ar ainda está preto no estômago. Isso facilita o refluxo.

Por conta disso, a orientação do pediatra é deixar o bebê o mais sentado possível até arrotar. No entanto, é preciso ter cuidado para não comprimir a barriga e o estômago ou então o leite será jogado para fora;

Outro ponto importante é lembrar que o arro não é sempre audível, podendo ser silencioso e breve. Além disso, arrotar não é obrigatório!

Porém, mantê-lo sentadinho durante um tempo para que o bebê possa eliminar o ar que engoliu é imprescindível.

Arrotar não é obrigatório, mas ficar na posição mais vertical para que ele possa eliminar o ar que engoliu, sim. Isso é importante.

O arroto deve ser feito até pelo menos os quatro meses de idade. No entanto, após o primeiro mês de vida o estômago do bebê já acomoda mais volume.

O estômago do bebê após o primeiro mês já acomoda mais volume, mas ele ainda está iniciando a coordenação da sucção e deglutição. Considera-se seguro que, até pelo menos quatro meses de idade, deve-se colocar os bebês para arrotar.

Quais são as melhores posições?

As três melhores opções para o bebê arrotar são: colocando-o no ombro; sentado; ou no colo virado para a frente.

Seja qual for a posição escolhida, sempre o incline um pouco para a frente tomando cuidado para que o bebê não caia. Utilize também a mão como apoio debaixo do bumbum.

Além disso, o bebê precisa estar com o tronco na posição mais vertical possível.

Existe algum risco de engasgo?

Na hora de arrotar, o bebê pode sim engasgar ou golfar o leite para fora. Procure não chacoalhá-lo e não apertar a barriguinha do bebê, já que isso pode até mesmo causar asfixia em casos mais graves.

É fundamental não ter pressa. Pode ser que demore 10 minutos ou um pouco mais, mas é preciso ter paciência, já que o bebê tem seu próprio tempo.

Dentro desse tempo de 10 minutos é o suficiente para que o estômago tenha iniciado o processo de esvaziamento e assentamento. Assim, se houver mais ar do que leite, o bebê logo dará sinais de estar com fome novamente.

You might also like