fbpx
O seu destino confiável para monetizar boas ações

O baixo peso do bebê pode provocar sangramento

O peso ideal para o bebê ao nascer é de 2.500 a 3.200 gramas. Quando o recém-nascido apresenta um peso menor de 2.500 gramas, mesmo que não seja prematuro, é chamado de “bebê pequeno para idade gestacional”.

Na maior parte dos casos, o baixo peso é mais comum em bebês prematuros. No entanto, isso pode acontecer com diversos bebês, independente da idade gestacional.

Por sua vez, o baixo peso pode estar relacionado a algum problema de saúde na mãe. Além disso, pode ocorrer quando a mãe passa alguma situação que afete o desenvolvimento da gravidez, como, por exemplo, a infecção urinária ou a anemia.

Depois de nascer, o bebê com baixo peso fica internado em uma unidade de terapia intensiva. Contudo, dependendo de suas condições de saúde pode ir para casa, desde que os pais sigam as recomendações do pediatra.

Por que o bebê fica abaixo do peso?

Existem muitos motivos pelos quais o bebê recém-nascido pode ficar abaixo do peso mesmo não sendo prematuro.

Contudo, a maior parte desses motivos é por conta da mãe, seja em sua saúde ou problemas durante a gestação. Até mesmo a redução da quantidade de nutrientes oferecidos para o bebê durante a gravidez pode influenciar nisso.

Portanto, os principais fatores que causam peso baixo ao nascer são:

  • Uso de cigarro;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Desnutrição da mãe;
  • Infecções repetidas de urina;
  • Eclâmpsia;
  • Problemas na placenta;
  • Anemia grave;
  • Deformidades no útero;
  • Trombofilia;
  • Prematuridade.

Além disso, grávidas que tiveram gêmeos ou o descolamento de placenta também pode gerar um recém-nascido abaixo do peso. Assim, é importante realizar o acompanhamento com o obstetra.

Através do ultrassom o médico poderá saber se o bebê não está crescendo o suficiente. Com isso, ele irá indicar os tratamentos específicos.

O que fazer em caso de bebê com baixo peso?

Após ser feito o diagnóstico, se for durante a gestação, o obstetra irá recomendar repouso, muita água e uma dieta saudável. Também não é recomendado fumar ou ingerir bebidas alcoólicas.

Contudo, alguns bebês precisam de cuidados especializados na unidade de terapia intensiva, tendo que ficar internados. São liberados após o ganho de peso. Por isso, recebem cuidados médicos constantemente.

Porém, nem todos os bebês que nascem com peso baixo precisam ficar internados. Alguns também não desenvolvem complicações, indo para casa no tempo normal.

Quando isso acontece, é importante oferecer leite materno e ver se o bebê está ganhando peso. Fique de olho!

Quais as possíveis complicações?

Apesar de ser contornável, podem ocorrer algumas complicações com o bebê de baixo isso. Entretanto, isso irá acontecer somente se o bebê estiver com o peso muito abaixo da média.

As complicações podem ser desde baixos níveis de oxigênio e desconforto para respirar até infecções, sangramentos e glicose baixa. Além disso, os bebês podem sofrer de problemas neurológicos e gastrointestinais.

A incapacidade de manter a temperatura corporal e a glicose baixa podem também aparecer. Logo, é preciso ficar atenta e seguir todas as recomendações médicas para que o desenvolvimento do bebê aconteça normalmente. 

You might also like