fbpx
O seu destino confiável para monetizar boas ações

Tem sangue na fralda do bebê? Cuidado, mamãe!

Você já viu sangue na fralda do seu bebê? Se sim, obviamente ficou alarmada. Mas não se desespere: na maioria dos casos, isso não é um sinal de problemas de saúde graves.

A presença do sangue na fralda é sempre preocupante, já que somos influenciados a pensar que sangue é algo grave, perigoso. Contudo, pode acontecer também em situações cotidianas e comuns.

Por que aparece sangue na fralda do bebê?

 Uma das causas mais comuns nas quais o sangue aparece na fralda do bebê é por conta de assaduras no bumbum. Entretanto, existem outras, como por exemplo a alergia ao leite de vaca ou uma fissura anal.

Além disso, de vez em quando a urina ganha uma coloração avermelhada, podendo ser confundida com sangue.

Antes de consultar um pediatra ou entrar pânico, o ideal é realizar um teste para ver se aquilo é realmente sangue. Para isso, basta colocar um pouco de água oxigenada sobre a mancha na fralda do bebê. Se ocorrer a formação de espuma, significa que a mancha é realmente sangue.

Depois, consulte um pediatra para que seja identificado a causa. Mas ainda fica a dúvida: quais são os motivos mais comuns que causam o sangue na fralda do bebê? Confira abaixo!

Alimentos avermelhados

O bebê ainda tem um intestino em desenvolvimento. Por conta disso, o cocô ou a urina do bebê podem ficar avermelhados devido à ingestão de alimentos vermelhos. Entre esses alimentos estão a beterraba e o tomate, por exemplo.

Assim, a mamãe de primeira viagem cria a falsa ideia de que tem sangue na fralda do bebê. Para evitar que isso aconteça, basta não dar esses alimentos ao bebê. No entanto, se for realmente sangue na fralda e o problema se manter por mais de 24 horas, consulte um pediatra.

Assadura

-Pouca gente sabe, mas a assadura também pode causar sangramento na fralda. Isso acontece porque a pele do bebê é extremamente sensível. O bumbum pode ficar irritado e vermelho após a limpeza, ocorrendo assim o sangramento vermelho-vivo.

Para evitar que a pele do bebê sangre, se possível, deixe o bebê algumas horas do dia sem fralda. Além diso, a sugestão é que se aplique uma pomada específica para assadura em cada troca.

Alergia ao leite de vaca

O bebê que possui alergia ao leite de vaca também pode ter sangramento na fralda. Isso pode acontecer também com bebês que só mama, então fique atenta!

Quando a mãe ingere leite de vaca ou alimentos derivados, pode ser um problema. A proteína do leite da vaca pode ser passada para o bebê através do leite materno.

Para evitar esse sangramento, basta retirar da alimentação da mãe ou do bebê o leite da vaca. Em seguida, precisa observar se o sangue continua a surgir na fralda.

Fissura anal

Quando o bebê apresenta sinais de prisão de ventre, pode acontecer de aparecerem fissuras na região anal. O motivo é que as fezes do bebê podem ficar muito duras e provocar pequenos cortes no ânus ao saírem.

Esses cortes fazem com que apareça sangue na fralda. Para evitar, o truque é dar mais água pra o bebê e fazer papas com mais água para ficarem menos consistentes. Isso facilita a eliminação das fezes.

Vacina contra o Rotavírus

Já sabemos que vacinas são necessárias para a saúde do bebê. Contudo, é bastante normal que algumas delas causem efeitos colaterais.

Em uma dessas vacinas, a do Rotavírus, o efeito é justamente a presença de sangue nas fezes do bebê. O sangue na fralda pode aparecer em até 40 dias após a aplicação da vacina. Porém, não precisa dar importância para isso, desde que a quantidade de sangue seja pouca.

Todavia, se após um certo período de tempo o sangue continuar aparecendo ou for em grande quantidade, corra para o pronto-socorro.

Urina muito concentrada

A urina também pode apresentar sangue na fralda se estiver muito concentrada. Isso porque os cristais de urato são eliminados na urina e podem dar uma coloração avermelhada.

Isso pode ser evitado aumentando a quantidade de água que é dada ao bebê para diminuir a concentração da urina.

Infecção intestinal

A infecção intestinal, quando grave, pode ferir o intestino do bebê de forma interna. Assim, o sangue irá sair nas fezes sendo acompanhado de dor abdominal e diarreia. Outros sintomas também são vômitos e febre.

Nesse caso é preciso levar o bebê para o pediatra assim que possível. O médico irá identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado.

Em caso de sangue na fralda, quando ir ao médico?

A maioria dos casos de sangue na fralda não são situações de emergência, mas precisam sim ser observadas. No entanto, existem aquelas que precisam de atendimento médico.

Quando o bebê está sangrando em excesso ou está sem energia para brincar, é necessário ir até o pediatra. Outros sintomas preocupantes são febre alta, diarreia ou sono em excesso. 

You might also like